
ACoursera, uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, divulgou suas tendências anuais com base em dados de mais de 5 milhões de alunos registrados no Brasil. Globalmente, a Coursera percebeu um grande interesse pelo conteúdo relacionado à inteligência artificial – as pesquisas sobre o assunto cresceram quatro vezes em 2023 em comparação a 2022.
Então, para atender à demanda, parceiros líderes da universidade e da indústria lançarammais de 35 cursos ou projetos de inteligência artificial generativa. Isso significa que aproximadamente a cada minuto de 2023, alguém se inscreveu para conhecer mais sobre esse conteúdo na Coursera.
Refletindo o interesse generalizado na educação em IA, o Brasil registrou mais de 160 mil matrículas nesses cursos. Assim, mais especificamente, o TOP 5 de cursos sobre inteligência artificial generativa que atraíram atenção entre os alunos brasileiros foram:
- Inteligência Artificial Generativa com grandes modelos de linguagem(AWS; DeepLearning.AI)
- Engenharia Imediata para ChatGPT(Vanderbilt University)
- Introdução à IA Generativa(Google Cloud)
- IA Generativa para Todos(AI) – com apenas seis semanas, após o lançamento, esse curso do pioneiro em engenharia artificial, Andrew Ng, tornou-se o curso com o maior crescimento global da Coursera, em 2023.
Top5 Brasil Geral
Então, de forma geral, os cinco cursos mais populares no Brasil, no ano passado, foram:
- Fundamentos: dados, dados, em todos os lugares(Google)
- Fundamentos do Suporte Técnico(Google)
- Marketing Digital(Universidade de São Paul)
- Fundamentos do design da experiência do usuário (UX)(Google)
- Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1(Universidade de São Paulo)
Aliás, houve ainda uma considerável adesão aos cursos que são parte dosCertificados Profissionais do Nível de Entrada, que não requerem conhecimento prévio ou nível superior e ensinam habilidades necessárias para iniciantes — 50% dos cursos mais procurados no Brasil, como o do GoogleFundamentos: Dados, Dados, Em Todo Lugar, eFundamentos do Gerenciamento de Projetofazem parte desses programas.
Portanto, os dados indicam que, em 2024, os alunos brasileiros estarão particularmente motivados a adquirir competências “obrigatórias” relevantes para o mundo digital e orientado por dados de hoje. Seu foco estará no desenvolvimento profissional, especificamente em áreas como tecnologia, ciência de dados e gerenciamento de projetos. Além disso, há uma ênfase notável no crescimento pessoal e no bem-estar. Essa tendência se alinha com o padrão global em que se percebe que alunos estão diversificando suas competências a fim de se manterem competitivos num mercado de trabalho em evolução.
“A inteligência artificial generativa já está transformando a educação e as carreiras. Estudantes de todo o mundo estão se preparando para o futuro. Acredito que 2023 é o ano que vamos considerar como um ponto de virada”, diz Marni Baker, Diretora de Conteúdo da Coursera. “Olhando para o futuro, estamos entusiasmados em usar a IA para fornecer aprendizado personalizado, envolvente e inclusivo. Ter foco em aprendizado ao longo da vida, sobretudo em novas tecnologias e nas competências humanas, será a chave para a empregabilidade num mundo impulsionado pela inteligência artificial.”
Sobre a Coursera
A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. É agora uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, com 136 milhões de alunos registrados em 30 de setembro de 2023.
A Coursera faz parcerias com mais de 300 universidades e parceiros líderes da indústria para oferecer um amplo catálogo de conteúdo e credenciais, incluindo cursos, especializações , Certificados Profissionais, Projetos Orientados e bacharelado e mestrado. Instituições em todo o mundo usam o Coursera para aprimorar e requalificar seus funcionários, cidadãos e estudantes em áreas como ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera se tornou uma B Corp em fevereiro de 2021.
Ademais, conheça nossos canais (Whatsapp, Facebook, Telegram): jornalgranderio.com/nossas-redes-sociais
