Dependendo do ano que você nasceu, talvez nunca nem tenha usado uma folha de cheque. O meio de pagamento, que já foi um dos mais usados no Brasil, o cheque praticamente cai em desuso no nosso país com o passar do tempo.
Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, o uso de cheques em 2021 foi o menor em mais de 15 anos, com queda de quase 94%.
No ano passado, foram compensados no nosso país pouco menos de 219 milhões de cheques, total bastante inferior aos 3 bilhões e 300 milhões compensados em 1995, primeiro ano da série histórica;
Só entre 2020 e 2021, a queda foi de quase 25%. Segundo a Febraban, a queda acentuada no uso de cheques no Brasil reflete o avanço dos meios de pagamento digitais, como a internet, o mobile banking e a criação do Pix.
Atualmente, os meios digitais correspondem a aproximadamente 7 de cada 10 transações financeiras feitas no país. Apesar de ser uma modalidade praticamente desconhecida dos jovens, os cheques, no entanto, resistem especialmente entre os consumidores de mais idade.
Só para comparação: ainda de acordo com os registros da Febraban, no ano passado os brasileiros movimentaram, por cheque, R$ 667 bilhões de reais e, por PIX, a modalidade mais moderna de transferência de recursos, mais de R$ 4,5 trilhões.
Com informações de Rádio2, uma produtora de conteúdo em áudio com 37 anos de experiência no mercado, responsável por criar e produzir conteúdo personalizado voltado aos mais diversos interesses corporativos.
A Rádio2 conecta empresas e governos ao seu público-alvo, por meio de histórias que engajam a audiência e impulsionam negócios, campanhas e causas. Com a Agência Rádio 2 de Notícias, as notícias alcançam mais de 1.000 emissoras de rádio parceiras em todo o país, impactando cerca de 20 milhões de ouvintes por dia.
Conheça nossos canais (Whatsapp, Facebook, Telegram): jornalgranderio.com/nossas-redes-sociais
Aproveite e leia sobre Carreiras e Trabalho, com os ensinamentos de Rogério de Caro no Jornal Grande ABC. Veja também as Últimas Notícias.
Conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade