Notícias

Cursos de programação: estudantes buscam cada vez mais

Publicidade Google Ads

De olho em mercado aquecido, estudantes buscam cada vez mais cursos de programação, aponta levantamento. Linguagem Python é o mais buscado hoje na Hashtag Treinamentos. Excel e Power BI completam a lista

De olho em mercado aquecido, estudantes buscam cada vez mais cursos de programação, aponta levantamento

Área de interesse crescente de quem procura emprego, a programação ganha cada vez mais espaço quando o assunto é mercado de trabalho e cursos. A busca aumenta para seguir uma tendência de mercado, que precisa de profissionais capacitados, mas, apesar dos ótimos salários, encontra dificuldade em obter mão de obra especializada. Sendo assim, a Hashtag Treinamentos, que oferece cursos do segmento, divulga dados que reforçam a alta busca.

Só em 2022, a edtech conquistou 31 mil novos alunos. Desses, cerca de 35% buscaram o curso de Python, linguagem de programação extremamente popular e que está no desenvolvimento de sites, jogos, APIs, entre outros, sendo utilizada no mundo todo. Outros 25% procuraram o curso mais tradicional da empresa, de Excel. Aliás, outra opção bastante procurada foi de Power BI, plataforma escalonável voltada ao business intelligence (BI) empresarial e de autoatendimento, procurado por 20% dos estudantes.

Tendência atual

E esse número expressivo de novatos acompanha a tendência observada pela Hashtag Treinamentos desde a fundação, em 2017. Assim, o número total de alunos únicos da empresa já ultrapassa a marca de 80 mil, com ganho importante em 2022. “É natural que tenhamos mais alunos nos cursos de Excel, já que este é o nosso carro-chefe, que oferecemos desde a fundação. Mas, é importante destacar a alta procura pelos conhecimentos em Python, que reflete exatamente o que o mercado busca. Então, quem quer se especializar no setor e garantir boas oportunidades também já está de olho”, afirma João Paulo Martins, CEO da Hashtag Treinamentos.

Portanto, os dados do Google Trends divulgados em junho de 2022 mostram que a pesquisa on-line por ciência de dados e tecnologia cresceu 1170% no Brasil em apenas cinco anos. Só a busca pela carreira de programador aumentou 30%, se comparado a 2021. A linguagem Python é a líder em pesquisas, tirando do trono a busca por Java, líder ininterruptamente desde 2004 até então.

Outros cursos procurados

Aliás, completa a lista de procura na empresa outros 20%, distribuídos entre os outros cursos, como SQL, PowerPoint e Ciência de Dados. “A procura em alta de nossos cursos nos dá a confiança e a segurança de estarmos no caminho certo e oferecendo opções acessíveis e que ajudarão a formar novos profissionais, que vão suprir a carência do mercado e transformar também as próprias vidas, com uma profissão próspera e amplo cenário de vagas. Quanto mais experts em tecnologia, mais temos a crescer coletivamente”, conclui o executivo.

SOBRE A HASHTAG TREINAMENTOS

A Hashtag Treinamentos surge após o então estudante de Engenharia de Produção João Paulo Martins perceber a dificuldade dos colegas de faculdade em utilizarem o programa Excel. Assim, reuniu a demanda do mercado pelo conhecimento do programa com a paixão por ensinar, e em 2015 fundou a empresa em Niterói (RJ). Em 2016, com a chegada do sócio João Paulo Lira, a empresa passou para o digital e ampliou a área de atuação: além de cursos de Excel e criação do maior canal sobre o tema, com mais de 1 milhão de inscritos, hoje a Hashtag Treinamentos oferece cursos nas áreas de ciência de dados e Java Script.


MAIS VAGAS NO RIO DE JANEIRO

Gostou de “Cursos de programação: estudantes buscam cada vez mais”? COMPARTILHE!

Então, chegou a hora de turbinar o seu currículo! Portanto, comece já o seu Curso de Inglês, por apenas 12x de R$ 79,90, Clique Aqui e se inscreva!

Ademais, conheça nossos canais (Whatsapp, Facebook, Telegram): jornalgranderio.com/nossas-redes-sociais

Cursos de programação: estudantes buscam cada vez mais
Photo by Desola Lanre-Ologun
Publicidade Google Ads