A demissão por justa causa pode ocorrer por diversos motivos, entre eles um possível roubo na empresa, a divulgação de dados sigilosos, faltas injustificadas ou desentendimentos no ambiente de trabalho.
E uma das preocupações por quem passa por essa situação é ficar com a carteira profissional suja ou ter dificuldade de conseguir um novo emprego.
Nesse tipo de dispensa, o trabalhador perde direito aos 40% (quarenta por cento) sobre o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), ao aviso prévio e ao Seguro Desemprego.
Mas o motivo da demissão não fica anotado na carteira e a empresa é proibida de divulgar a causa do desligamento em público ou de difamar a imagem do funcionário dispensado.
No entanto, se uma nova empresa decidir buscar referências, o antigo empregador poderá informar o motivo da demissão.
Uma alternativa, para o trabalhador que discorda da dispensa por justa causa é recorrer à Justiça do Trabalho para tentar revertê-la.
Com informações de Rádio2, uma produtora de conteúdo em áudio com 37 anos de experiência no mercado, responsável por criar e produzir conteúdo personalizado voltado aos mais diversos interesses corporativos.
A Rádio2 conecta empresas e governos ao seu público-alvo, por meio de histórias que engajam a audiência e impulsionam negócios, campanhas e causas. Com a Agência Rádio 2 de Notícias, as notícias alcançam mais de 1.000 emissoras de rádio parceiras em todo o país, impactando cerca de 20 milhões de ouvintes por dia.
Conheça nossos canais (Whatsapp, Facebook, Telegram): jornalgranderio.com/nossas-redes-sociais
Aproveite e leia sobre Carreiras e Trabalho, com os ensinamentos de Rogério de Caro no Jornal Grande ABC. Veja também as Últimas Notícias.
Conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade