Notícias

Economia solidária será fortalecida com recriação do cadastro

Publicidade Google Ads

Diferente da tradicional, focada na competição e lucro individual, a economia solidária se fundamenta na cooperação, solidariedade e autogestão

Economia solidária será fortalecida com recriação do cadastro municipal. Foto: Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio
Economia solidária fortalecida com recriação do cadastro municipal. Foto: Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

Visando mapear e fomentar as atividades de economia solidária na cidade do Rio, além de promover o desenvolvimento local, a inclusão social e a geração de trabalho e renda, o Cadastro Municipal de Economia Solidária do Município do Rio de Janeiro foi retomado. Este esforço, que tem início na terça-feira (22/8) no circuito de feiras Rio Ecosol, localizado na Praça Saens Peña, destaca o CADSOL como uma ferramenta crucial.

Isso porque, diferentemente da economia tradicional que foca na competição e no lucro individual, a economia solidária se fundamenta na cooperação, solidariedade e autogestão.

Anúncios

O Cadastro

Esse cadastro, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, não apenas mapeará, mas também impulsionará o setor. Ele gerará um banco de dados detalhado, que por sua vez, identificará as características e potencialidades das atividades econômicas solidárias existentes na cidade. Por consequência, as organizações cadastradas não só receberão apoio técnico e jurídico para sua legalização, mas também se beneficiarão da promoção de suas atividades em eventos e publicações. Além disso, serão ofertadas capacitações e a possibilidade de articulação com setores diversos, como o comércio, turismo e agricultura familiar.

Por outro lado, este cadastro traz múltiplos benefícios. Assim, permite o reconhecimento do Poder Público quanto as organizações solidárias. Tal reconhecimento facilita o acesso a políticas e programas de apoio, assim como a inserção em redes de cooperação e comércio justo. Ademais, ele propicia que o poder público mantenha um controle eficaz sobre as iniciativas de economia solidária na cidade. Por fim, e tão importante quanto, tal controle possibilita a identificação e ação contra organizações que operam ilegalmente ou que não seguem os princípios inerentes à economia solidária.

Com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Anúncios

Gostou de “Economia solidária será fortalecida com recriação do cadastro”?

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads