Entretenimento

Fat Suit: Saiba por qual motivo o filme ‘A Baleia’ tem sido criticado

Publicidade Google Ads

Fat Suit
Fat Suit: Bredan Fraser tem sido criticado por A Balei. Foto: A24/YOUTUBE

A polêmica em torno do uso de fat suit em ‘A Baleia’: saiba por que o filme tem sido criticado

O filme “A Baleia”, vencedor de dois Oscars, retrata um professor com 270 quilos que busca a redenção. No entanto, a crítica especializada e ativistas gordos têm duramente criticado o filme em vez de festejá-lo. O ponto de partida da discussão tem sido o fat suit

Ademais, esta é uma técnica que transforma atores magros em personagens gordos, e a equipe do filme se vangloria de ter trabalhado cerca de 7h diárias para transformar Brendan Fraser em Charlie. Sendo assim, ativistas gordos comparam a prática ao blackface e afirmam que uma pessoa gorda deveria ter o papel.

Discussão sobre técnicas de caracterização

Há anos, as técnicas do tipo vêm sendo criticadas e são um ponto de discussão acalorada, já que o cinema vive de caracterizar personagens, emagrecendo, engordando, bombando ou tornando altamente esquálidos atores e atrizes para papéis específicos.

Mas essa é só a ponta do iceberg, porque os problemas de “A Baleia” não param por aí.

Desumanização do personagem Charlie

A desumanização do personagem Charlie e o reforço de estereótipos explícitos do filme valem cada centímetro de discussão. Desde o lançamento, o filme vem sendo taxado como gordofóbico.

“Sair do cinema tendo a certeza de que pessoas só são gordas porque comem demais, que pessoas gordas escolhem ficar isoladas e que pessoas gordas não querem se cuidar, pode ser a consequência de ter uma história fictícia criada por pessoas magras”, afirma a jornalista e ativista Naiana Ribeiro em uma postagem no Instagram, onde questiona o reforço dos estereótipos que fazem as pessoas gordas sofrerem muito preconceito.

Reforço de estereótipos

O jornalista de cultura Renan Guerra resume bem o ponto em que o filme se perde na tentativa de ser incômodo: “O fato é que a forma como ‘A Baleia’ filma esse corpo gordo caminhando, comendo e existindo da maneira mais animalesca e desumanizada possível, reforçando certas construções bem problemáticas, de um jeito feito basicamente pelo choque estético e visual – aquela sanha de dizer ‘olha como eu sou visceral’.”

Para além disso, em todas as vezes em que o filme toca em tópicos delicados, é tudo feito de forma rasteira: suicídio, saúde mental e sexualidade são tratados de maneira porca, afirma o jornalista.

A resposta de Brendan Fraser

Dessa forma, Brendan Fraser se defende das críticas recebidas pelo filme “A Baleia”, afirmando que trabalhou com a Coalizão de Ação sobre Obesidade e consultou pessoas que passaram por cirurgia bariátrica para perda de peso. O ator respeita aqueles que discordam dos objetivos e métodos do filme, mas acredita que não há má intenção. Assim, a resposta que recebeu da Coalizão foi que ele deveria continuar fazendo o que está fazendo.

Enquanto algumas pessoas argumentam que a escolha é do diretor e dos roteiristas para representar um homem gordo mórbido, outros consideram importante discutir a gordofobia e a representação de personagens gordos no audiovisual. “A Baleia” serve para fomentar essa discussão e contribuir para a evolução da sociedade.

Aliás, confira mais em Entretenimento.

Gostou de “Fat Suit: Saiba por qual motivo o filme ‘A Baleia’ tem sido criticado”?

Então, aproveite e leia sobre Carreiras e Trabalho, com os ensinamentos de Rogério de Caro no Jornal Grande ABC. Aliás, veja também as Últimas Notícias.

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads