Meio Ambiente

ICMS Ecológico: Mesquita segue em 1º lugar na Baixada

Publicidade Google Ads

ICMS Ecológico: Mesquita segue em 1º lugar na Baixada: Relatório final ainda aponta a cidade em 4º lugar entre os 92 municípios do Estado

Mesquita segue em 1º lugar na Baixada Fluminense no ICMS Ecológico. Foto: Prefeitura de Mesquita
Mesquita segue em 1º lugar na Baixada Fluminense no ICMS Ecológico. Foto: Prefeitura de Mesquita

Mesquita, notavelmente, tem sido um farol nas questões de preservação ambiental. De acordo com o Índice Final de Conservação Ambiental de 2024, dentre os 13 municípios da Baixada Fluminense, Mesquita ostenta orgulhosamente a 1ª posição. Esse relatório, elaborado pela Fundação CEPERJ em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), também indica que, na Região Metropolitana, o município continua liderando. Por outro lado, em uma visão mais ampla dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Mesquita se destaca na respeitável 4ª posição.

Aliás, o ranking é dinâmico e reflete as ações ambientais de cada município. O levantamento leva em consideração diversos fatores, como tratamento de esgoto, destinação de resíduos sólidos e áreas de proteção ambiental. Mesquita, ao longo dos anos, já tem demonstrado comprometimento com esses temas. A Coleta Seletiva Solidária é uma dessas iniciativas, promovendo sustentabilidade e suporte financeiro para os catadores locais.

Anúncios

Conservação

“Além de realizar ações de conservação, é vital destacar nossos esforços e obter retorno financeiro para sustentar estas atividades. Reformamos nossos galpões de Coleta Seletiva e dispomos de caminhões coletando recicláveis. Nossos resíduos são encaminhados a um aterro sanitário legalizado. Portanto, nossa posição nesse ranking é fruto de nosso compromisso ao longo do ano”, enfatizou Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

De acordo com a legislação, os municípios com bom desempenho recebem 25% do total do ICMS, um incentivo essencial para manter suas ações proativas. Além disso, 2,5% desse montante é redistribuído entre os municípios para incentivar a continuidade dos investimentos em preservação. O Índice Final de Conservação Ambiental (IFCA) relacionado ao ICMS Ecológico está detalhado na portaria CEPERJ/PRESI nº 8.806, de 17 de agosto, disponível no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro de 18 de agosto.

Com informações da Prefeitura de Mesquita.

Anúncios

Gostou de “ICMS Ecológico: Mesquita segue em 1º lugar na Baixada”?

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads