Inscrições para EJA em Belford Roxo: Alunos com 15 anos ou mais que não concluíram o ensino fundamental poderão aproveitar a oportunidade que conta também com uma opção semipresencial.
A Secretaria de Educação de Belford Roxo, com a visão de uma educação que transforma a sociedade, abre suas portas a partir de segunda-feira, 10 de julho, para acolher novos alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este programa inclusivo se destina a alunos com 15 anos ou mais que não concluíram o ensino fundamental, oferecendo agora uma opção semipresencial.
Dando um passo além das turmas presenciais, a Prefeitura de Belford Roxo implementou a modalidade semipresencial para turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O sistema de aulas é estruturado em módulos, com avaliações presenciais e professores disponíveis das 17h30 às 21h, para atender à demanda dos alunos.
Os interessados em se matricular na EJA semipresencial devem se dirigir à Escola Municipal E.J.A. Maria Lucia Sindra Soares, que temporariamente está situada na escola municipal Bispo Moacyr de Oliveira, localizada na Rua Doutor Farrula, n°1, em Heliópolis.
A importância da nova modalidade foi destacada pelo secretário municipal de Educação, Denis Macedo. Ele enfatizou que a modalidade semipresencial da EJA oferece uma nova abordagem pedagógica. Segundo ele, a flexibilidade desse formato permite aos alunos estudarem em casa, em conformidade com a disponibilidade de cada um. Assim como buscarem esclarecimentos, explicações e realizar avaliações presenciais no polo de ensino.
Aliás, Michele Castro, diretora do departamento de Educação de Jovens e Adultos, ressaltou que a modalidade semipresencial fornece apostilas didáticas e um atendimento individualizado. Assim, a modalidade representa uma maneira flexível de conciliar os horários, sem comprometer a qualidade da educação, preparando os alunos para futuras oportunidades no mercado de trabalho.
A história de sucesso de Israel Silva, um ex-aluno da EJA que se tornou professor de História na rede municipal, ilustra o impacto do programa. Em 1999, Israel se matriculou na EJA da Escola Municipal Jorge Ayres de Lima, e mesmo tendo que interromper os estudos para prestar serviço militar, ele retornou à EJA em 2002 para concluir o ensino fundamental. Ele reiterou que nunca é tarde para estudar, incentivando outros a seguir seus passos.
O período de inscrições ocorrerá durante o recesso escolar, de 13 a 28 de julho, e as inscrições poderão ser feitas nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, de 8h às 14h, e às quartas-feiras, de 11h às 16h, apenas nas escolas que oferecem a modalidade.
Os documentos necessários para a matrícula incluem certidão de nascimento/casamento, RG, CPF, comprovante de residência, três fotos 3×4, cartão do SUS, tipo sanguíneo, histórico escolar ou declaração de transferência atualizada. Para os alunos menores de 18 anos, é necessário que o responsável esteja presente no ato da matrícula com seus documentos de identidade e CPF.
Em caso de dúvidas, a Central de Matrículas poderá ser consultada através do número de telefone (whatsApp): (21) 96649-5788. É válido lembrar que a EJA está presente em diversas escolas municipais em Belford Roxo, possibilitando assim o acesso a essa modalidade de ensino para mais pessoas.
Com informações da Prefeitura de Belford Roxo.
Ademais, conheça nossos canais (Whatsapp, Facebook, Telegram): jornalgranderio.com/nossas-redes-sociais
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!
Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade