Economia e Trabalho

Juros do cartão de crédito: Mais de 450% ao ano!

Publicidade Google Ads

Segundo informações divulgadas pelo Banco Central, a taxa média de juros cobrada pelos bancos em operações com cartão de crédito rotativo avançou de 447,3% ao ano em abril para 455,1% ao ano em maio.

Juros do cartão de crédito. Foto de Unsplash

Recentemente, a taxa de juros do cartão de crédito sofreu um aumento, atingindo o maior nível desde agosto de 2017. Segundo informações divulgadas pelo Banco Central, a taxa média de juros cobrada pelos bancos em operações com cartão de crédito rotativo avançou de 447,3% ao ano em abril para 455,1% ao ano em maio. O juro rotativo, cabe destacar, é o que incide quando o consumidor paga menos que o valor total da fatura do cartão.

Em uma tentativa de controlar essas taxas, o Banco Central determinou que os bancos transferissem, após 30 dias, a dívida do rotativo do cartão de crédito para o parcelado, onde os juros são mais baixos. Entretanto, mesmo considerando o juro total do cartão de crédito, que engloba tanto operações do rotativo quanto do parcelado, a taxa se elevou de 104,6% para 106,2% ao ano entre abril e maio.

E o Cheque Especial?

Por outro lado, na mesma época, a taxa de juros do cheque especial, uma modalidade de crédito bastante usada pelos brasileiros, quando ficam com saldo negativo na conta bancária, apresentou uma queda, indo de 133,5% para 130,7% ao ano. Apesar da diminuição, os juros do cartão de crédito e do cheque especial permanecem sendo os mais caros em relação a outras linhas de crédito.

Diante desse cenário, economistas orientam que, sempre que possível, os consumidores optem por modalidades de crédito mais em conta. Por exemplo, como o empréstimo consignado e o empréstimo pessoal. Estas opções apresentam taxas significativamente mais baixas. Aliás, em maio, o juro médio do empréstimo consignado de 25,8% e do crédito pessoal de 42,8% ao ano.

Gostou de “Juros do cartão de crédito: Mais de 450% ao ano!”?

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads