Conheça "Nayola", filme que retrata a resiliência das mulheres angolanas na guerra civil e premiado na Mostra de Cinema de São Paulo
“Nayola”, a primeira longa-metragem de animação do renomado diretor José Miguel Ribeiro, aborda o impacto da guerra civil angolana nas vidas de três mulheres: Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta).
Baseado na peça “A Caixa Preta” de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, com roteiro de Virgílio Almeida, destaca que “as guerras nunca terminam”. Além disso, que a busca por um mundo melhor pode ser perdida se as vozes se silenciarem.
A narrativa se desenrola em dois momentos temporais distintos. Em 1995, Nayola deixa sua filha Yara aos cuidados da avó, Lelena, enquanto procura seu marido desaparecido em combate durante a guerra civil angolana. Avançando para 2011, Yara se torna uma rapper e ativista dos direitos humanos perseguida pela polícia.
Esses dois caminhos paralelos, que evoluem em linhas temporais distintas e não se cruzam, refletem um país dilacerado por guerras do passado. Aliás, que ainda afetam o presente. “Ninguém volta da guerra”, afirma o filme, que também transmite uma mensagem de esperança por um futuro melhor, desde que existam vozes comprometidas com um sonho comum.
O lançamento do filme ocorreu simbolicamente na França, no Dia Internacional dos Direitos da Mulher, 8 de março. Posteriormente, estreará em Angola em 31 de março e chegará aos cinemas portugueses em 13 de abril.
Após passar por diversos festivais e conquistar vários prêmios, José Miguel Ribeiro expressa seu desejo de que os angolanos sintam o filme como sendo deles. Além disso, explica que a luta pela construção de uma família também reflete a luta pela construção de um país.
“Nayola” é uma coprodução entre Portugal, França, Bélgica e Holanda e participou de inúmeros festivais em 2022, onde conquistou diversos prêmios. Então, entre eles, destacam-se: Melhor Longa-Metragem de Animação no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México), Animest Film Festival (Romênia), Manchester Animation Festival (Reino Unido), Anilogue International Animation Festival em Budapeste e Viena (Hungria), e Afrykamera African Film Festival (Polônia), onde também recebeu o Prêmio do Público.
Além disso, o Prêmio do Público foi concedido a “Nayola” na Mostra de Cinema de São Paulo (Brasil) e no Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho (Portugal). O filme também recebeu o Prêmio BE TV de Melhor Longa-Metragem da Seleção Oficial do Festival Internacional do Filme de Animação de Bruxelas (Anima) e os prêmios Cocomics Best Music e DHL Diversity no Bucheon International Animation Festival (Coreia do Sul). Ademais, “Nayola” também participou da competição na Selecção Oficial no Festival de Annecy (França).
Dessa forma, com sua narrativa envolvente e poderosa, “Nayola” promete deixar uma marca!
Ademais, conheça nossos canais (Whatsapp, Facebook, Telegram): jornalgranderio.com/nossas-redes-sociais
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!
Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade