Niterói

Niterói na rota do ecoturismo

Publicidade Google Ads

Niterói na rota do ecoturismo: Niterói está entre os primeiros municípios do país a fazer parte da Rede Brasileira de Trilhas

Niterói na rota do ecoturismo. Foto: Prefeitura de Niterói
Niterói na rota do ecoturismo. Foto: Prefeitura de Niterói

Niterói, uma cidade com paisagens exuberantes, protege mais de 50% do seu território por meio de um decreto municipal. Assim, tornando-se um destino primordial para os entusiastas do ecoturismo. Com 45 trilhas à disposição, predominantemente situadas em unidades de conservação como o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), a cidade oferece uma variedade de rotas para exploração.

A Prefeitura de Niterói tem planos para lançar uma nova edição do Guia de Trilhas até o fim do ano. Dessa forma, atualizando as informações existentes desde a primeira edição de 2020. Conforme salientado pelo prefeito Axel Grael, é uma ferramenta adicional para estimular o ecoturismo, uso público nas unidades de conservação e a prática de esportes.

Melhores trilhas

O prefeito também ressalta que Niterói abriga uma das melhores redes de trilhas do Brasil. Ele espera que a atualização do guia reforce o potencial da cidade para o ecoturismo. Além disso, divulgue as diversas opções de lazer para a população local e visitantes. Afinal, o ecoturismo é uma tendência mundial e pode impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade de maneira sustentável e inclusiva.

Aliás, além do Guia de Trilhas, a cidade de Niterói também está desenvolvendo várias iniciativas para ganhar reconhecimento no cenário nacional e atrair mais turistas. Uma dessas iniciativas é a criação do Parque Natural Municipal do Morro do Morcego, na Enseada de Jurujuba. Uma comissão de técnicos da Prefeitura e representantes da sociedade civil está planejando como o local será utilizado. Eles pretendem estabelecer uma estrutura com um centro de visitantes, um restaurante e pontos de observação da paisagem, que foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade.

De acordo com Rafael Robertson, secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, que lidera a comissão, a criação do novo parque é uma forma de Niterói continuar a promover o desenvolvimento sustentável. Ele acredita que, com a gestão adequada, será possível manter todo o ecossistema preservado e gerar renda a partir do ecoturismo.

André Bento, presidente da Neltur, destaca o potencial de Niterói para o ecoturismo. Ele aponta que o mercado está cada vez mais voltado para essa modalidade de turismo ambiental, que está crescendo em todo o mundo.

Rede Brasileira de Trilhas

Niterói está entre os primeiros municípios do país a fazer parte da Rede Brasileira de Trilhas. A cidade possui uma trilha de longo curso, a Rota Charles Darwin, que atravessa grande parte da cidade e vai até Maricá, cobrindo uma distância de 28 km. Esta trilha é uma oportunidade para os visitantes refazerem parte da rota que o naturalista britânico Charles Darwin percorreu durante sua passagem pelo Brasil no século XIX.

Além disso, a cidade está planejando sinalizar 12 trilhas com pórticos nas entradas e sinalização interpretativa, que descrevem as trilhas, seus níveis de dificuldade e outros detalhes, garantindo maior segurança para seus frequentadores.

Em outra iniciativa para proteger áreas verdes, a Prefeitura de Niterói criou o Parque Municipal Natural Floresta do Baldeador, a primeira área protegida na região norte da cidade. Este parque, com 70 hectares, tem trilhas demarcadas e visa manter populações de animais e plantas nativas, preservando a biodiversidade de Niterói e do estado do Rio de Janeiro.

Niterói também vai sediar o 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, o maior evento de trilhas da América do Sul, em setembro. Organizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e a Associação Rede Brasileira de Trilhas, o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais em trilhas para discussões sobre governança, sinalização padronizada, manejo de trilhas, capacitação, empreendedorismo, voluntariado, ecoturismo e turismo de base comunitária.

Fonte: Prefeitura de Niterói

Gostou de “Niterói na rota do ecoturismo”?

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads