Notícias

Nova Iguaçu Legal organizará o Calçadão e centros comerciais

Publicidade Google Ads

A operação "Nova Iguaçu Legal" está em curso na cidade, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e tornar o centro comercial mais organizado, atrativo e seguro para consumidores e trabalhadores.

Nova Iguaçu Legal. Foto: Prefeitura de Nova Iguaçu
Nova Iguaçu Legal. Foto: Prefeitura de Nova Iguaçu

A operação “Nova Iguaçu Legal” está em curso na cidade, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e tornar o centro comercial mais organizado, atrativo e seguro para consumidores e trabalhadores. Iniciada no Calçadão da cidade, a ação é um choque de ordem que busca impedir que lojistas utilizem espaços públicos para comercialização de produtos e proibir a atuação de vendedores ambulantes não cadastrados.

O tenente coronel PM Fernando Bastos, secretário de Segurança Pública de Nova Iguaçu e superintendente de Controle Urbano, comenta sobre o impacto positivo da fiscalização na área. Ele ressalta a conscientização dos lojistas sobre a importância de utilizar apenas o interior de seus estabelecimentos para suas vendas. Assim, melhorando a organização e mobilidade na região.

Mais ações

A ação também envolve uma etapa subsequente, na qual agentes das Secretarias de Segurança Pública e Meio Ambiente se unem para combater a poluição sonora através do uso de medidores. Este componente da operação tem uma ênfase educativa e orientacional, mas também prevê possíveis sanções. Por exemplo, como notificações, multas e até a cassação do alvará para aqueles que desobedecerem às normas.

A operação está atingindo também os comerciantes ambulantes. Aqueles com licenças emitidas em 2017 foram instruídos a enviar seus documentos para um endereço de email da Secretaria de Segurança Pública (semseg@novaiguacu.rj.gov.br), a fim de continuar trabalhando no Calçadão. Aqueles sem permissão serão proibidos de operar na área comercial central.

No decorrer da operação, já foram emitidas 150 notificações, mais de 200 ambulantes irregulares foram removidos e mais de 100 lojas foram instruídas a retirar suas mercadorias das calçadas, conforme compartilhado por Fernando Bastos.

Transparência

Para aprimorar a transparência e a eficácia das fiscalizações, se instalará uma base operacional na Praça Rui Barbosa. Aliás, que também abrigará uma “ouvidoria” para receber sugestões e reclamações referentes às ações.

A população local já observa os benefícios da operação. Os irmãos Maria de Fátima Crespo e Elísio Crespo relatam a melhoria da mobilidade no Calçadão. Segundo eles, a retirada das mercadorias das calçadas facilitou o trânsito e tornou o local mais seguro.

Por fim, a operação “Nova Iguaçu Legal” irá para outros grandes centros comerciais da cidade. Assim, incluindo os bairros de Austin, Miguel Couto, Cabuçu e Comendador Soares, como parte contínua do esforço para melhorar a segurança, a mobilidade e a organização urbanas.

Gostou de “Nova Iguaçu Legal organizará o Calçadão e centros comerciais”?

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads