Notícias

Oficina em Centro de Referência do Jardim Catarina alfabetiza idosos

Publicidade Google Ads

Oficina em Centro de Referência Jardim Catarina alfabetiza idosos: Iniciativa é da Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo

Oficina em Centro de Referência do Jardim Catarina alfabetiza idosos. Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo
Oficina em Centro de Referência do Jardim Catarina alfabetiza idosos. Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

Em São Gonçalo, no bairro Jardim Catarina, um projeto tem causado impacto na vida de muitos idosos. Trata-se de uma oficina de letramento e alfabetização desenvolvida no Centro de Referência Especializado à Pessoa Idosa (CERPI), uma instituição vinculada à Secretaria de Assistência Social da prefeitura local. Embora o analfabetismo no Brasil tenha experimentado uma queda, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que ainda existem mais de 5 milhões de pessoas com mais de 60 anos que não sabem ler e escrever.

São Gonçalo, nesse contexto, tem se destacado com um trabalho de letramento sério e assertivo. A equipe do CERPI tem transformado a realidade de diversos idosos, dando-lhes não apenas a capacidade de ler e escrever, mas também devolvendo sua autonomia e autoestima. Como Cinthia Weber, coordenadora do espaço, relata: “É grandioso ver o resultado desse trabalho, aquece nosso coração”.

De fato, essa oficina é uma luz na vida desses idosos. Marcele Montezano, pedagoga do CERPI e especialista em Psicopedagogia, tem desempenhado um papel crucial. Ao aplicar ensinamentos que os idosos reconhecem em sua rotina diária, ela consegue criar um ambiente de aprendizado leve e significativo. “É um trabalho muito desafiador, mas é muito gratificante”, afirmou.

Anúncios

Histórias de Superação

Dentre os alunos, muitos carregam consigo histórias tocantes de superação. José Paulino André, um senhor de 76 anos residente no Jardim Catarina, por exemplo, teve que reestruturar sua vida após sofrer três AVCs. Sua jornada no CERPI tem sido uma redescoberta. “Com essas horas que passo aqui, sinto que estou voltando a viver”, declarou. Por outro lado, Maria Isabel Santos, que aos 70 anos decidiu dar-se a oportunidade de estudar, compartilha um sentimento de esperança: “Sei que vai demorar, mas eu vou aprender a ler e escrever, não tenho dúvida disso”.

Além da alfabetização, o CERPI, que atende a mais de 600 pessoas mensalmente, proporciona outras atividades, como rodas de conversa e oficinas. Esta instituição conta com uma equipe multidisciplinar que inclui psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores. Todos se dedicam a oferecer atividades que estimulam tanto a mente quanto o corpo dos idosos.

Idosos acima de 60 anos interessados em se beneficiar das atividades do CERPI podem se dirigir à unidade, localizada na Av. Dr. Albino Imparato, 1.501, no Jardim Catarina, para solicitar sua ficha de inscrição. Certamente, iniciativas como esta iluminam vidas, devolvem dignidade e fortalecem a crença no poder transformador da educação em todas as idades.

Com informações da Prefeitura de São Gonçalo.

Anúncios

Gostou de “Oficina em Centro de Referência do Jardim Catarina alfabetiza idosos”?

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads