Notícias

Programa Aprendiz Musical: balanço e projeções

Publicidade Google Ads

Programa Aprendiz Musical, em Niterói, realiza confraternização no final do semestre com balanço e projeções

Programa Aprendiz Musical: balanço e projeções. Foto: Alex Ramos
Programa Aprendiz Musical: balanço e projeções. Foto: Alex Ramos

O Aprendiz Musical, um dos programas mais significantes de desenvolvimento social através da arte no Brasil, teve uma noite especial na segunda-feira (31/7). Nessa ocasião, a equipe se reuniu para confraternizar, fazer uma avaliação das conquistas e planejar as atividades para o segundo semestre do ano.

Uma das novidades destacadas foi a consolidação da parceria com o centenário Conservatório de Música e a UNESCO. Mantido pela Prefeitura de Niterói, o Programa Aprendiz Musical trabalha em colaboração com a Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, e a Secretaria Municipal de Educação.

Importância do Projeto

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve presente na reunião, bem como outras autoridades. Ele ressaltou a magnitude e a abrangência do projeto, que alcança quase toda a rede municipal de educação. Para ele, o Aprendiz Musical representa uma oportunidade de carreira, cultura e socialização para muitos jovens, e é considerado um projeto prioritário do governo municipal.

Desde 2001, mais de 40 mil alunos foram beneficiados pelo programa, agora presente em 49 unidades do ensino fundamental. Entre as realizações, destacam-se intercâmbios, apresentações e o aumento de escolas e turmas atendidas. O secretário de Ações Estratégicas, André Diniz, salientou a importância do projeto, enfatizando a satisfação com as entregas dos últimos seis meses e a parceria com o Conservatório de Música e a UNESCO.

O ensino musical acontece em diversos formatos, atingindo 44 escolas e 268 turmas em iniciação musical; 11 escolas e 11 turmas em canto coral; e 20 escolas e 39 turmas em aulas de instrumentos. Além disso, a Sala Aprendiz oferece formação continuada, e os chamados Grupos de Referência, como as Orquestras Aprendiz Musical e Experimental, proporcionam atividades complementares e bolsas incentivadoras.

Novidades

Focando no impacto social, o plano de 2023 apresenta novidades como os projetos “Decola”, voltado para temas socioemocionais e cidadania, e “Aprenda”, com aulas de reforço escolar para o ENEM. As visitas guiadas a centros culturais e espetáculos são complementadas por ações de capacitação e parcerias como a do Conservatório de Música de Niterói e a UNESCO.

Entre as futuras iniciativas, estão previstas oficinas variadas, intercâmbios, passeios culturais e cursos técnicos. O Programa Aprendiz Musical também terá novas sedes, proporcionando um ambiente de ensino climatizado e com tratamento acústico. Aliás, se trata de um esforço contínuo para promover a educação musical para crianças e jovens, garantindo acesso à cultura e às artes, transformando vidas e construindo uma consciência crítica através da combinação de educação e arte.

Com informações da Prefeitura de Niterói.

Gostou de “Programa Aprendiz Musical: balanço e projeções”?

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads