Notícias

Programa Comunidades Resilientes na Posse

Publicidade Google Ads

Defesa Civil de Nova Iguaçu faz ação do “Programa Comunidades Resilientes” no Morro do Jardim Carioca, no bairro da Posse

Programa Comunidades Resilientes na Posse. Foto: Prefeitura de Nova Iguaçu
Programa Comunidades Resilientes na Posse. Foto: Prefeitura de Nova Iguaçu

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu está intensificando os seus esforços para proteger e preservar a vida da população. Na quarta-feira passada, as equipes do “Programa Comunidades Resilientes” visitaram os moradores do Morro do Jardim Carioca, no bairro da Posse. Essa iniciativa visa preparar a população que vive em áreas propensas a desastres para prevenir ou minimizar os seus impactos. A projeção é que até o final da semana, mais de 200 famílias estejam devidamente orientadas.

A sequência de ações será no Morro do DPO e Caioaba. Desde o lançamento do programa em 2017, 23 comunidades foram alcançadas, totalizando 1.500 famílias e 5 mil pessoas atendidas. O superintendente de Defesa Civil, Vilson Santos, destacou a importância desse trabalho. “Nosso programa visa prevenir tragédias e salvar vidas. Identificamos áreas vulneráveis a inundações, enxurradas e movimentos de massa, como deslizamento de terra, para que possamos agir de forma estratégica”, explicou.

Lideranças Comunitárias

Os líderes comunitários desempenham um papel essencial neste trabalho, aprofundando o conhecimento sobre a região. A equipe do programa estabelece locais seguros para a população, tais como pontos de apoio e abrigos temporários, com base nessas informações.

Eles realizam um cadastramento detalhado com cada morador, incluindo informações sobre idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Assim, a equipe também informa a comunidade sobre prevenção e preparação para desastres e inclui todos no Sistema de Alerta Comunitário para Chuvas Intensas (AC2I).

A equipe fornece orientações às famílias que residem em áreas de risco, incentivando-as a sair de suas casas e a seguir rotas de fuga pré-estabelecidas para pontos de apoio em situações de emergência. Então, o programa avalia o risco das residências e toma medidas mais drásticas quando necessário. Quando há um risco iminente de colapso estrutural, por exemplo, a equipe interdita as casas. Dessa forma, a equipe encaminha a família para a Secretaria de Assistência Social, onde ela pode acessar programas sociais, como o de aluguel social e habitação.

Prevenção

Débora Correia do Carmo, uma comerciante local, elogiou o trabalho da Defesa Civil. “Se na época do deslizamento que atingiu a minha casa em 2015 houvesse esse trabalho de prevenção, poderíamos ter evitado a tragédia”, comentou.

Outro beneficiado pelas ações de prevenção é o mecânico Edson de Jesus Lima. Ele foi orientado pela Defesa Civil sobre os riscos em sua residência e agora terá o seu imóvel avaliado, com a possibilidade de acesso a benefícios na Secretaria de Assistência Social. “Quando chove, fico preocupado. Fui orientado a não ficar em casa em dias de chuva. Esse trabalho de prevenção é essencial para a nossa segurança”, finalizou.

Com informações da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Gostou de “Programa Comunidades Resilientes na Posse”?

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads