Defesa Civil de Nova Iguaçu faz ação do “Programa Comunidades Resilientes” no Morro do Jardim Carioca, no bairro da Posse
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu está intensificando os seus esforços para proteger e preservar a vida da população. Na quarta-feira passada, as equipes do “Programa Comunidades Resilientes” visitaram os moradores do Morro do Jardim Carioca, no bairro da Posse. Essa iniciativa visa preparar a população que vive em áreas propensas a desastres para prevenir ou minimizar os seus impactos. A projeção é que até o final da semana, mais de 200 famílias estejam devidamente orientadas.
A sequência de ações será no Morro do DPO e Caioaba. Desde o lançamento do programa em 2017, 23 comunidades foram alcançadas, totalizando 1.500 famílias e 5 mil pessoas atendidas. O superintendente de Defesa Civil, Vilson Santos, destacou a importância desse trabalho. “Nosso programa visa prevenir tragédias e salvar vidas. Identificamos áreas vulneráveis a inundações, enxurradas e movimentos de massa, como deslizamento de terra, para que possamos agir de forma estratégica”, explicou.
Os líderes comunitários desempenham um papel essencial neste trabalho, aprofundando o conhecimento sobre a região. A equipe do programa estabelece locais seguros para a população, tais como pontos de apoio e abrigos temporários, com base nessas informações.
Eles realizam um cadastramento detalhado com cada morador, incluindo informações sobre idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Assim, a equipe também informa a comunidade sobre prevenção e preparação para desastres e inclui todos no Sistema de Alerta Comunitário para Chuvas Intensas (AC2I).
A equipe fornece orientações às famílias que residem em áreas de risco, incentivando-as a sair de suas casas e a seguir rotas de fuga pré-estabelecidas para pontos de apoio em situações de emergência. Então, o programa avalia o risco das residências e toma medidas mais drásticas quando necessário. Quando há um risco iminente de colapso estrutural, por exemplo, a equipe interdita as casas. Dessa forma, a equipe encaminha a família para a Secretaria de Assistência Social, onde ela pode acessar programas sociais, como o de aluguel social e habitação.
Débora Correia do Carmo, uma comerciante local, elogiou o trabalho da Defesa Civil. “Se na época do deslizamento que atingiu a minha casa em 2015 houvesse esse trabalho de prevenção, poderíamos ter evitado a tragédia”, comentou.
Outro beneficiado pelas ações de prevenção é o mecânico Edson de Jesus Lima. Ele foi orientado pela Defesa Civil sobre os riscos em sua residência e agora terá o seu imóvel avaliado, com a possibilidade de acesso a benefícios na Secretaria de Assistência Social. “Quando chove, fico preocupado. Fui orientado a não ficar em casa em dias de chuva. Esse trabalho de prevenção é essencial para a nossa segurança”, finalizou.
Com informações da Prefeitura de Nova Iguaçu.
Ademais, conheça nossos canais (Whatsapp, Facebook, Telegram): jornalgranderio.com/nossas-redes-sociais
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!
Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Sobre os Termos de Privacidade