Saúde

Banco de Leite é referência em doação na Baixada

Publicidade Google Ads

Banco de Leite do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes é referência em doação de leite materno na Baixada Fluminense

Banco de Leite é referência em doação na Baixada. Foto: Prefeitura de Duque de Caxias
Banco de Leite é referência em doação na Baixada. Foto: Prefeitura de Duque de Caxias

Em meio ao Mês do Aleitamento Materno, instituído pela Lei nº 13.435/2017, diversas ações de conscientização são intensificadas, com o objetivo de esclarecer a importância do aleitamento materno. Nesse contexto, destaca-se a Prefeitura de Duque de Caxias, cuja Secretaria Municipal de Saúde vem se tornando referência em ações que apoiam o aleitamento materno.

O exemplo mais proeminente dessa dedicação é o Banco de Leite Humano do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), estabelecido em 2007. O Banco, que faz parte da rede oficial de Bancos de Leite do Estado do RJ, é uma referência para mães doadoras, especialmente na região da Baixada Fluminense.

Este serviço de Banco de Leite Humano promove, protege e apoia o aleitamento materno, além de executar atividades de coleta de leite humano. É responsável pela seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição gratuita do leite doado, lembrando que a comercialização destes produtos é proibida.

Doações

Segundo a coordenadora do Banco de Leite do HMAPN, Isabel Ferreira, a doação de leite materno não possui um limite mínimo ou máximo, dependendo da produção individual de cada mãe. Isabel destaca que “todas as mulheres que estão amamentando, e têm excedente de leite, devem procurar o Banco de Leite mais próximo e fazer sua doação”.

Ressalta-se também que se pode fazer o serviço de doação através de visita domiciliar. O Banco de Leite do HMAPN está disponível 24 horas para assistência à amamentação e/ou doação, e mantém o SOS amamentação 24 horas, através do telefone (21) 3675-0910. Nesse número, se oferecem orientações e esclarecimentos sobre amamentação e doação.

Até julho de 2023, o Banco ‘Margareth Magalhães Costa e Silva’ contabilizou doações de 177 pessoas. Portanto, tendo distribuído leite humano pasteurizado para 152 receptores. Além disso, se atendeu mais de 15.700 mulheres com dificuldades na amamentação e realizadas 271 visitas domiciliares.

Com informações da Prefeitura de Duque de Caxias.

Gostou de “Banco de Leite é referência em doação na Baixada”?

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.

Publicidade Google Ads