
Em uma tarde especial, os alunos de primeiro ano da Escola Municipal João Cabral de Melo Neto, situada em Vista Alegre, vivenciaram um momento marcante. Depois de dedicarem tempo e esforço para plantar e cuidar da horta escolar, na segunda-feira (7), tiveram a satisfação de colher parte da produção, que incluía alimentos como alface, salsa, cebolinha e coentro.
E o destino dessa colheita? De forma mais que apropriada, essas hortaliças foram higienizadas e utilizadas na merenda escolar, para serem degustadas pelos próprios estudantes.
A iniciativa
Toda essa iniciativa partiu de uma ideia do professor João Carlos de Azevedo, que visava promover a alimentação saudável entre os alunos. Então, para além do estímulo à boa alimentação, o docente se preocupou com o aspecto sustentável, assegurando que todos os materiais utilizados na horta fossem recicláveis, o que também serviu para conscientizar os alunos sobre questões ambientais.
João Carlos compartilhou um pouco sobre essa jornada: “Tínhamos um canteiro adormecido, e a vontade de revitalizá-lo unindo temáticas de afetividade e meio ambiente. Reunimos garrafas pet, confeccionamos regadores e, com muito empenho, trouxemos sementes para serem plantadas pelas crianças. Com um olhar atento e responsável, cada turma, ao longo da semana, cuidava da horta, monitorando o crescimento das plantas e registrando tudo em diários especiais. E agora, estão vendo o fruto desse trabalho, colhendo o que plantaram”.
Os alunos no processo
Aliás, o secretário de Educação, Maurício Nascimento, esteve presente e elogiou a ação. Então, segundo ele, a iniciativa, além de extremamente pedagógica, permite que os alunos compreendam as etapas da agricultura, desde o plantio até a colheita, resultando na apreciação de um produto fresco e saudável. “Observar o entusiasmo do aluno ao colher um pé de alface que plantou e, posteriormente, desfrutar dele no almoço é gratificante. Tal experiência não só promove hábitos alimentares saudáveis, mas também fica gravada na memória, sendo uma lição para toda a vida”, ressaltou o secretário.
Assim, no decorrer deste projeto, diversas hortaliças foram cultivadas, entre elas: alface, rúcula, couve, tomate, alfavaca, hortelã pimenta, hortelã, bertalha e pimentão. Estas variedades não só enriqueceram a horta escolar, mas também a experiência educacional e gastronômica dos alunos.
Com informações da Prefeitura de São Gonçalo.
Ademais, conheça nossos canais (Whatsapp, Facebook, Telegram): jornalgranderio.com/nossas-redes-sociais
Gostou de “Programa de alimentação saudável em São Gonçalo”?
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!
Ademais, conheça nossa parceria com o Meu Emprego Novo, com mais informações sobre empresas contratando.